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quarta-feira, setembro 29, 2004

Saudades Antero 1 ano 

não me tinha lembrado

recebi um e-mail do Lugar Efémero
um e-mail de parabéns
o saudades de antero cumpre hoje um ano de actividade
.......................................................
está tudo na mesma?
pergunto-
-me
sim
mas
é que

mudou tudo tanto...

terça-feira, setembro 28, 2004

tipografia # 20 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

há quem nos bosques encontre fadas e duendes
[espíritos da natureza que é como lhes chamam]
há quem fale de coisas extraordinárias e inexplicáveis vividas ao jantar
ou antes de dormir ou durante o sono ou depois do pequeno almoço
há quem se comova com verídicas narrativas sobre objectos
voadores sem asas – visões
de pássaros com olhos azuis peixes músicos
entoando cânticos gregorianos em lagos
de egrégios claustros conventuais
há quem
tudo isto

(por mim
hoje
apenas tentarei estimular o meu
solitário cérebro cor-de-laranja
a arranjar maneira de pagar o jantar)



tipografia # 19 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

o delgado operário ave
o canoro operário homem
estendia massa com a atalocha
n-
-a
superfície com movimentos
a sua parede

ele dançava na sujidade-cal em calções
extasiado com mudas e violáceas criaturas por terra

na realidade uma só preocupação o consumia
ver branco o muro onde encostado e cego
dali a umas horas
ouviria disparado sobre si
o
tiro

sexta-feira, setembro 24, 2004

tipografia # 18 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

obeso
cinzento-surdo
com queda de pena e bico calado
um galo
a quem é negada a visão clara dos dias
a percepção da aurora
e o sentido das coisas
foi hoje levado para a cozinha
não para ser cozinhado – que é galo de carnes rijas
está em sentido
na chaminé
a fazer que é
de loiça
para poupar no milho
os galos de loiça não comem
é menos uma despesa


quinta-feira, setembro 23, 2004

al-jãciyah 



E eles dizem, "Nada mais há que esta nossa presente vida; nós morremos e nós vivemos aqui; e nada senão o Tempo nos destrói".
Mas eles não têm conhecimento disso: nada mais fazem que conjecturar.

sagrado corão
fascículo 25
capítulo 45

domingo, setembro 19, 2004

cadernos de fotografia # 3 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müler

"os contadores de caracteres"

Heidelberg

eles têm mãos invisíveis com memória
sulcadas pelo chumbo de antiquíssimos caracteres
eles suam tintas de óleo e mancham papéis coloridos com
articulações de ideias
projectos de noite
manifestos operários
orações
calendários próprios para anos vindouros
eles riscam traços em facturas
eles dão a forma preta aos nomes das empresas eles dão números às cores com que cobrem corpos despidos de nossas senhoras e foices e martelos em grandes folhas impressas de propaganda
eles almoçam no local de trabalho
eles bebem demais e sujam as camisas com o óleo dos motores que
fazem dar voltas às rotativas e cambalhotas aos jornais
eles alinham palavras como se alinhassem o fato
eles usam largas pulseiras de ouro que compraram depois de muitos
salários para mostrar que venceram
inesperadamente
a luta pelo salário

eles compõem os livros do fim para o princípio
eles cosem capas
eles chamam jornais chamam cadernos chamam cartazes chamam recibos chamam rótulos –
eles chamam coisas extraordinárias a essas coisas que fazem –
eles colocam tristes fotografias cinzentas entre cruzes nos anúncios funerários
eles quase não podem ir à casa de banho com medo
que as máquinas encravem
eles sabem de cor salmos e bênçãos e versículos e passagens da bíblia e os nomes daqueles que se casam com convite a dourado
em papel cartonado
eles sorriem enquanto usam as dobradeiras e têm medo de cortar
dedos nas guilhotinas
eles foram muito poderosos e temidos e perseguidos
eles distribuíram textos clandestinamente impressos atrás uns dos outros
nas horas extraordinárias
eles
os tipógrafos
existiram e a sua transpiração fabril
não se calou
como um segredo contado de boca a ouvido
eles hoje são poucos mas em cada um dos seus
militantes gestos de tinta há ainda a força
imensa do texto talvez até a do poema


quinta-feira, setembro 16, 2004

...me if you can 


quarta-feira, setembro 15, 2004

museu de évora 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

évora,

parece mentira
mas às vezes os nossos olhos ainda conseguem brilhar:

no meio da pompa com que se apoiam telenovelas
e pior
sucedâneos de telenovelas em teatro
e edições de livros sobre telenovelas
e tantas
tantas coisas dessas
o museu de évora abriu um núcleo provisório
da sua colecção na igreja de santa clara

finalmente
o director do museu
joaquim caetano
teve oportunidade de criar
ou recriar um espaço museológico
e a beleza daquela montagem é tal
que aqueles que ainda desejam
ver pela arte naquela cidade
talvez ganhem um pouco de esperança

obrigado

tipografia # 17 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

os bosques têm capacidades mágicas fazem
chorar as crianças quando elas se sentam
os bosques têm esse dom
fazem
as
crianças
sentirem-se
raízes enterradas
os bosques são verdes
são verdes verde-escuro verdes-escuro escuros
são escorregadios verde-escorregadio escuro-escorregadio

nos bosques fala-se baixinho

post sciptum:
sentou-se raiz enterrada e tragicamente
gritou gritou muito muito muito
e muito ali ficou no escuro verde do bosque a derreter


Kiki Smith  

Kiki Smith no ar líquido

terça-feira, setembro 14, 2004

era uma vez três mulheres... 



tipografia # 16 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller


estabeleci uma cumplicidade inesperada com este cão
ele olha-me eu mexo-lhe dou-lhe comida secretamente
comida proibida presunto e assim
coisas roubadas do frigorifico dos donos dele
ele dá-me festas com a cabeça –- pode-se dar festas com a cabeça
porque ele dá-me festas com a cabeça –- restos de relâmpagos cegos com os olhos
e passamos algumas horas afastados
de uma previsível realidade ordinária como se dormitássemos as horas

se este cão fosse homem teria 83 anos de idade

tipografia # 15 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

a minha pele está estendida na cama
como se fosse um lençol egípcio um papiro um pergaminho uma
dessas coisas que serviam para escrever ou
amortalhar sacerdotes-gatos na antiguidade
a cama onde me dispo
para
que os dias me levem pela última vez a esse
sítio dentro das mãos
que só tu conhecias
está finalmente a aquecer

é manhã

domingo, setembro 12, 2004

esta noite  

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

esta noite deixo-me renovar com a visita às fotografias de cena do filme da minha vida:


frei damião gonçalves (versão final) 

para a amalgama - companhia de dança


venit

as coisas estão ligadas
talvez
há histórias de amor que podiam ser contadas

é bom pensar
talvez

silentio

as coisas estão ligadas

talvez
se
achem
os fios e as meadas
das linhas e dos nós

orar

os padres jesuítas portugueses foram os primeiros
ocidentais
a entrar no tibete

em estremoz tinha nascido um menino a quem chamaram damião
filho de um gonçalves
aparentemente nascido sem mãe
como era
aliás
costume
nesses tempos

ficou damião gonçalves de baptismo

aos 15 anos foi levado por um padre
para a cela de um convento
em évora
terá vivido com esse padre – o negro – até tomar o hábito paulista aos 18
para aos 22 anos romper a regra violando o voto de castidade
com um rapaz de arraiolos de quem escreveu
ele
damião
um dia:
“seria até capaz de lhe dar filhos se a assim a natureza fosse feita”

não foi expulso da ordem

a mando do arcebispo de évora foi
enviado em penitência para o oriente
com os numerários da companhia de jesus
em missão às indias

o tibete não foi terreno fértil de evangelização
excepcionalmente o geral da companhia terá
sido
recebido
por sua santidade o panchen lama

trocaram experiências e livros
e
foi escrito
no mês de abril da era comum do ano da serpente
da era do tathagata
um pequeno tratado de meditação
cristão-budista
a ele foi chamado em latim “in silentio – com patiencia”

damião era jardineiro
para celebrar o oficio sagrado do recolhimento
foi o frade chamado a plantar uma árvore
assim ele o fez
tinham levado azeitonas e raízes de oliveira
(chegado que fosse o azeite ao oriente
os portugueses estariam
finalmente em casa)
damião plantou a sua oliveira junto ao stupa de pema dzong
a oliveira ainda lá está e no inverno cobre-se de neve
vive em frente ao mosteiro onde o último panchen lama “projectou” a sua consciência:
o powa da libertação enquanto orava depois de todas as humilhações
pela liberdade do tibete da ocupação chinesa

damião nunca chegou a acompanhar o crescimento da “sua” árvore
mas deixou escrupulosamente desenhadas
todas as mágicas fases do crescimento das oliveiras
para que os monges da suprema ordem nyingma
soubessem fazer
essas coisa que se fazem às árvores
varejar
podar
bater
acariciar
regar
etc.

a oliveira de pema dzong
nunca deu azeitonas
nem no futuro o tibete teve azeite
mas as suas folhas têm o verde que têm as oliveiras do alentejo
os troncos a cor de terra de siena queimada que têm os troncos das oliveiras de portugal

numa rocha ao lado do stupa
damião gravou o rosto de nosso senhor jesu o christo
e o abade do mosteiro azul o rosto do bodhissatva da compaixão
chenrezig
por baixo do rosto do primeiro damião escreveu
silentio
por baixo do rosto do segundo
dawa rinpoché
escreveu
om mani peme hung
ainda lá está ainda lá está

damião quis ainda fazer um muro que protegesse
a raiz da árvore
trouxe rochas e ramos secos
e ossos moídos para a argamassa de junção
e assim
foi sem pompa
edificada
a primeira construção
“pedra sobre pedra” no antigo tibete

em sinal de reconhecimento o lama dawa pediu para ordenar
damião com os votos monacais da tradição nyingma
damião aceitou
tornou-se o primeiro homem nascido no ocidente
a tomar o triplo hábito vermelho e amarelo
da tradição do budismo mágico
em homenagem ao amerelo das vestes
do budha shakyamuni
e ao vermelho das vestes
de padmasambhava o guru rinpoché
fundador do budismo no tibete

no dia da sua ordenação damião – agora de nome simbólico tashi kunzang –
recordou a iluminação de paulo e os propósitos da sua ordem mãe
a paulista
e preparou para uma refeição papas de aveia
com ervas de cheiro indianas
e salsa
usada para a purificação das hóstias da sagrada missa

o livro de botânica de damião e o seu diário
estão sepultados na biblioteca do mosteiro azul
no nepal (hoje cercado pelas milícias maoistas)
o tratado de meditação jesuíta-tibetano
faz parte do espólio de sua santidade o último panchen lama
confiscado pelo próprio mao zedong

as palavras in silentio e com patientia
passaram as ser as "palavras secretas" da ordem paulista e franciscana
são também as "ordens" de oração da companhia de jesus
e palavras de passe nos ritos maçónicos escoceses de alguns dos “graus inefáveis”

damião regressou a évora trinta anos depois
morreu em évora no seu convento de origem
com tétano
por se ter picado no espinho de uma rosa

a sua história é conhecida no tibete como
a história do monge da árvore vinda de um sítio
onde
um
dia
o dharma
brilhará

quinta-feira, setembro 09, 2004

papos de anjo e filados de amêndoa 

para a helena




tipografia # 14 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

nem flores de amendoeira nem janelas nem estradas
as abelhas já não observam grandes
pássaros entreabertos no teu peito

silenciaram-se os ruídos fabris do nosso batimento cardíaco

ainda assim - o fim -
- não é permitido

quarta-feira, setembro 01, 2004

de volta à rede 

ar líquido

tipografia # 13 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

dia 1:
aparecimento violento e voador de
imagens ruidosas com algas e
pequenas manchas negras

moscas-volantes inundando o último território de paz
do meu corpo rastejador

os olhos e o seu branco

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