<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, fevereiro 10, 2006

tratado secreto da cidade # 38 

# 38 – vigésimo oitavo dia – 38 de dezembro – évora

9h31

. estranhei nessa altura a falta que senti no peito só por saber que irias estar fora durante uns míseros quinze dias. quando voltaste da viagem trazias o brilho e o encanto das fadas e no meu peito plantaram-se sementes de cidreira e tília. odores que durante muito tempo o meu corpo misturava no sangue e no sopro, no verbo, no sémen. meu amado. quero-te tanto bem. tanta paz: meu gato invisível. não há nada de mais material que um gato etéreo. já passou muito tempo? demasiado tempo? ainda esta madrugada senti o teu corpo aninhar-se em mim na cama onde num plano outro, imenso e cerrado aos olhares profanos, posso comunicar com seres misteriosos, detentores de sabedoria, força, beleza, transparência. seres que também encontro na rua, a caminho dos seus esforços, das suas penas, sisífos arrastando as suas pedras na escalada da montanha. mas no sono de vigília que aprendi a ter, todos esses seres – o senhor do banco, a senhora da tabacaria, o motorista do táxi, o médico, aquele que anda de porta em porta de jornal na mão à procura de emprego – me aparecem em todo a sua grande glória e alvez. também tu gato, nascido não gerado, vivo não mortal, me apareces e revelas baixinho os segredos que te são permitidos revelar e que eu não decoro para te proteger do meu pensamento impuro
quando regressaste dessa viagem soube que te amaria para toda a vida. vida que acaba amanhã
o nosso amor cessa hoje,
estas palavras são a despedida. não as te
ria escrito se esta noite não me tivesses visitado e doado um silêncio tão fecundo para que tenha uma partida leve e dourada. diz-me, onde estarei amanhã depois da cessação do alento? em que cipreste? em que cidreira? em que tília? levo o brilho e o teu encanto de fada. se um dia nos reencontrarmos na raiz de uma outra árvore, gostaria que me dissesses porque me escolheste, porque…

This page is powered by Blogger. Isn't yours?