<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 30, 2005

tratado secreto da cidade # 12 

# 12 – segunda noite – 12 de dezembro – mollerussa/barcelona

00h10

hotel. hoje, acordei com a voz chorosa de um homem batendo à porta dum quarto. mesmo piso. quarto ao lado? quarto em frente? lá dentro uma mulher não o deixava entrar. quanto mais ele se prostrava à entrada do quarto, mais ela o repelia. de quando em quando ele parava a súplica e o choro para dizer numa voz quase firme, numa espécie de ameaça, numa última, numa repetidamente última, esperança, que se ia embora. como ela não respondia ele voltava rogar-lhe a entrada e a pedir, pedir, pedir, pedir, pedir.

2h00

ela deixou-o entrar. em todo o piso reinou um silêncio pacificador. quase foi possível ouvir o sono tranquilo dos hóspedes.

4h00

despertador. dez graus negativos na rua. vestir. descer. pequeno almoço. na cabeça a voz do homem a pedir entrada no quarto. sempre a bater à minha cabeça. minha cabeça porta de entrada no quarto. o senhor do bar do hotel pediu-me desculpa por não acender as luzes. «sabe, é que se as acendo, entram-me os bêbedos todos pela porta adentro.» com a pouca luz que havia comecei a ler um jornal já com dois ou três dias. página 22. anúncio de um acidente na estrada lérida-barcelona. uma furgoneta que transportava periquitos capotou. o motorista morreu. os periquitos não. vivos. e. com as gaiolas abertas. durante três horas, primeiro a população local, depois os bombeiros tentaram que aves voassem. não voaram. só pequenas, milimétricas deslocações. recusavam qualquer oferta de liberdade e não abandonavam o cadáver do condutor. na fotografia do jornal vê-se um homem espalhando sangue no alcatrão da estrada com o corpo completamente coberto de pássaros. periquitos. muitas e variadas cores, mas principalmente amarelo. quando finalmente conseguiram enfiar o morto dentro da ambulância, sempre a enxotar os animais, voaram em bando para cima da viatura e pousaram junto às sirenes. quando a ambulância arrancou, uns a voar outros agarrados onde podiam seguiram o cadáver até à morgue. durante os dois dias em que o corpo lá esteve não arredaram pé e asa do telhado do hospital. animais tropicais aguentando o frio e a neve do dia e da noite em barcelona. talvez alguns tenham falecido de frio e cansaço, mas quando o carro funerário partiu em direcção ao cemitério eram ainda muitos os que o sobrevoavam. mais de duas centenas. uma nuvem amarela com uns traços de vermelho e azul e verde sobre o negro do funerário. quem for ao local onde está em campa rasa. terra batida. só. com uma placa e um número. adivinhará sem dificuldade onde repousam os restos mortais de don luiz ruíz gáss.

5h30

um homem a chorar desce as escadas e dirige-se ao balcão para pedir a conta do quarto 302. um homem a chorar com umas maletas a pedir, pedir, pedir, pedir, pedir.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?