<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, junho 04, 2004

a empresa # 20 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

não espero nada do meu sorriso
nem do sorriso laço dos lagartos dentro de mim
nem sequer já de ti que me espalhas em barcos e espuma
não há nada a esperar neste tempo sem flancos
nem a solidão nem a cidade nem a viagem
suportam o ar pesado que as moscas transpiram
escorre em mim um sumo de gordura como se abrisse uma ria
no peito
tenho um garrote exposto a garrotar o osso que agarra o coração
e faltam-me astros
naves
coisas ordinárias a acontecer
normalidades seguras no meu leito
pontes com algum planeta de gente
acabou-se o milagre a esperança e o sol das cores todas
o arco
o porto
o charco
acabaram-se as maçãs dos contos
os beijos doces do segredo
acabou-se o segredo
o mistério plural das miríades de solfejos e amores
retardados ao pé de ti
já não creio no universo entomológico das flores
nem as vejo já voar as horas de vida que tinham
tão borboletas que foram a morrer
e deus apareceu na pior hora de adormecer
naqueles segundos em que refazemos a vida
e vemos
como se pode ver o que se pensa real e da vida
a vida a ter sido e a desagregar-se
e com a sua aparição foi-se toda a luz dourada
das infâncias que tive
perdi-te mãezinha, mamã ou lá o que és
nem te tive papázinho do descoração morango
se tivesse tido uma irmã
poderia agora falar-lhe de úteros por preencher
e de casas vaginais a arder de sangues remotos doces amorosos
no momento antes de aparecer
se ainda te tivesse meu cão
correria no meu silêncio de dever às palavras

chamar-te

como a vizinha que brada contra o gato todas as manhãs
para ter qualquer coisa que lavar
sou uma criança sentada à porta da escola
uma escola sentada imensa e devastada
espelho de évora
monte a desaparecer
sem água
sem árvores
sem silêncio
évora ruído de lápide sem inscrições
évora luto
de tanto que ardem ainda as fogueiras do papa nos campos
e nesta roda masculina que não para acesa de tochas
eu me crucifico oco até ao próximo fim de mim
até ao ardor da rosa

This page is powered by Blogger. Isn't yours?