<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, fevereiro 16, 2004

VáVá # 3 ... ouvir rádio 

"the essential is no longer visible" - Heiner Müller

os dias sem rádio

vivo numa casa do centro histórico de évora. nestas casas não se consegue captar a televisão de sinal aberto com antenas interiores. ou se instalam “espinhas” no telhado, “pratos” da tv cabo digital, ou não se vê televisão. não tenho dinheiro nem para uma coisa nem para outra, mas isso não me deixa triste. não preciso da televisão para ser feliz.

o mesmo não digo da telefonia. sempre me conheci a ouvir rádio, digo, a ouvir programas de rádio. disso preciso, o meu sangue fluí em fm.

évora tem as piores estações de rádio que se possa imaginar. De resto, não são coisas para ouvir, são talvez para anunciar empresas de construção civil; tractores; vestidos de noiva (tratores vestidos de noiva); sistemas de rega, mas não mais do que isso. acho mesmo que a coisa mais parecida com rádio que se fez nesta cidade não foi feita pelas rádios, mas em animações amplificadas, no ar das feiras e circos que tais.

se andarmos com as telefonias, antena erecta, em prospecções de captação, lá conseguiremos, a custo, captar, num canto entre o frigorifico e o micro-ondas, ou entre a tigela do cão e o caixote do gato, uma tsf dentro de uma frigideira, ou uma antena 2 em suaves prestações sonoras.

claro que o reciclado rádio clube português tá sempre a dar-lhe. o mesmo com a renascença e a antena 1.

pronto é o que cá há. já não é mau, dirão alguns. e talvez não fosse. poderia não ser, se a rádio ainda preenchesse os dias, se a rádio ainda fosse rádio, se os autores de rádio ainda pudessem fazer programas e pô-los no ar… se não tivesse, a telefonia-sem-fios, capitulado ao merdum da animaçãozinha.

vejamos:

a antena 1 quer ser um mix da tsf com a falecida nostalgia.
a tsf, um mix da nostalgia, com a nostalgia da tsf.
a antena 2 transformou-se na “pastoral” dos ouvintes. passa os dias a dar conselhos e a celebrar o santo-ofício da música enlatada, versão erudita.
a renascença, bem, a renascença é o que é.

que dizer?
que fazer?
que esperar?

que desespero!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?