<$BlogRSDUrl$>

sexta-feira, dezembro 12, 2003

Do Stand-Up Tragedy 

"O fumo do meu lar, nas tardes nervosas de Outono, parece animado duma louca inspiração escultora de anjos e fantasmas." - Teixeira de Pascoaes

STAND-UP TRAGEDY

Citação ou não
"Basta apenas uma mesma coisa para se ser um falhado ou um homem de sucesso: não ter medo do ridículo".

Ricardo Magalhães, humorista relutante

O primeiro abraço
Isto vem a propósito deste último post em que referi o texto do Frederico, que não conheço senão através do blogue, e que talvez nunca virei a conhecer. Se calhar até por causa do tal medo da desilusão, da sensação de conhecer alguém pelos seus textos e de perder esse conhecimento quando, no contacto pessoal, perceber que essa intimidade é uma ficção do leitor.

Depois de mencionar o texto do Frederico, dei comigo a pensar em muitas das reacções ao espectáculo que já pude testemunhar. Algumas, as que colocam dilemas e questões, as que procurámos provocar no exercício de manipulação e exposição que é sempre estar em palco a dizer coisas, algumas dessas reacções já foram citadas e debatidas neste espaço em textos anteriores.

Dei comigo a pensar na conversa que tivemos todos com o Nuno Artur Silva depois da ante-estreia. Com a capacidade cirúrgica que o Nuno Artur tem de analisar um texto, um espectáculo, um discurso ou uma ideia, tocou em dois ou três pontos fundamentais. Isto foi na quarta-feira, lá para a meia-noite, no bar do Maria Matos. No dia seguinte, a quinta feira de estreia, mudámos o final da peça por causa de ideias que surgiram nessa conversa com o Nuno Artur. Durante a tarde, eu, o Borges e o Costa Santos, continuámos a discussão iniciada com o Nuno Artur na noite anterior e surgiu um desfecho para a peça que é o ponto final que ainda não tínhamos inventado. Quem já viu, sabe do que falo.

Mas, apesar deste episódio, o que me ficou dessa noite foi o primeiro abraço que dei ao Nuno Artur. Conheço-o há poucos meses e desde então temos contactado bastante nas Produções Fictícias, com cortesia e simpatia, talvez até alguma empatia. Mas foi na euforia que se seguiu à ante-estreia, nas escadas que dão para o camarim 12, onde estou instalado, que nos abraçámos pela primeira vez. Ponho-me a pensar nisto e dou-me conta que não recordo a primeira vez que abracei qualquer um dos meus amigos. Aliás, não recordo a primeira vez que abracei qualquer pessoa na minha vida. Antes que isto se torne num libelo homossexual, deixem-me dizer-vos que foi um abraço, másculo, forte, entre dois homenzarrões. O Luís Borges e o Nuno Costa Santos estavam lá e foram testemunhas. Mas que havia ali alguma ternura, lá isso havia... TR

O(s) Ricardo(s)
Li o texto do Frederico, do blogue "saudades de Antero", que comoveu. Porque não é tão diferente como isso da minha própria experiência em relação a este personagem, o Ricardo, e a este espectáculo.

Também eu estreei no medo absoluto de me desiludir com a materialização daquilo que discutimos e fantasiámos durante meses.
Antes do espectáculo havia o blogue, antes do blogue havia a ideia, antes da ideia existíamos nós. Eu, o Luís, o Nuno, que inventámos esta coisa toda. A Magda que produziu. O outro Tiago que fez o cenário e as luzes. O Pedro da música e o Alfredo da voz off. Antes do SUT, havia isto tudo.

A única vez que tive a certeza de não me desiludir com este espectáculo foi quando dei o primeiro passo no palco, na noite da ante-estreia. Só aí tive a certeza de não me desiludir. Só aí tive a certeza que era impossível desiludir-me. Porque este espectáculo é, em última análise, aquilo que já existia em nós, antes do blogue e antes da ideia.

Pode ser formalmente mais interessante que outras coisas que fizemos ou venhamos a fazer, mas o que realmente o distingue do resto, é que foi feito por nós, do princípio ao fim. E isso está lá, visível, o tempo todo.

O que nós procuramos não foi encontrado e agora mostrado em forma artística ao espectador. Nada disso. O que nós procuramos é procurado em palco. Este espectáculo somos nós. E por isso é que não me desiludi. Ao contrário de qualquer espectador, quando subi ao palco, eu deixei de ter a possibilidade de escolher gostar ou não do Ricardo. Percebi que o Ricardo Magalhães era eu e os outros que fizeram isto. O Ricardo era nós. E eu nunca poderia desiludir-me connosco. TR


dúvida
Caro Frederico,

Depois de ler e reler a tua argumentação, percebi-o: qualquer das tuas opções é, na minha opinião, legítima. Permite-me, no entanto, que te diga: penso que devias aparecer no Maria Matos. Será interessante ver como é que o Ricardo Magalhães reagirá perante alguém que o conhece - que tem sobre ele uma ideia, uma expectativa. Que entra na sala com uma imagem e uma história fortes dentro da sua cabeça. Para além disso, partilhamos todos saudades de Antero. Talvez seja um motivo mais do que suficiente.
Até breve.
Um abraço
Nuno

This page is powered by Blogger. Isn't yours?