<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 25, 2003

HORA DO DIABO 13 - Os desatres 

queria de ti um país de bondade e de bruma/queria de ti o mar de uma rosa de espuma - Mário Cesariny

Diário de Imagens “Saudades de Antero”

Por qualquer razão que desconheço (coisas da informática?), esta noite não tive acesso ao servidor do Blog.

1.
Comecei o dia, lendo no “Público – Local”, uma espécie de, como dizer, notícias ? Novidades, de várias zonas do país. Na coluna “Locais”, fiquei a saber que a terra tremeu em Bragança; que morreram dois adolescentes na estrada de S. Bartolomeu de Messines; que um homem se despistou e morreu em Boliqueime; que um jovem desapareceu no Nabão, Tomar. São as novas que nos chegam dos correspondentes locais.
Pergunta: “De Bragança ao Algarve, não se passa mais nada que mortes por acidente e hecatombes?”.

2.
Vi os telejornais, em zaping, sempre a fugir às imagens de mortos, de gente a morrer, de gente a querer morrer. E, claro, a história do “exame” que pôs o Carlos Cruz nu numa sala da prisão, supostamente para ver se ele levava droga dentro dele (aliás prática de humikhação muito frequente nas prisões).
Pergunta: Só há morte e prisão e humilhação no mundo?

A cultura do desastre é um fenómeno mesmo muito estranho. Das duas uma, ou as pessoas que assistem àquilo, se sentem aliviados nas suas dificuldades por ficarem com a impressão de que se pode sempre ficar pior; ou se sentem mesmo felizes por verem os outros em situações de sofrimento absoluto. Seja como for, a sensação com que fico é de que algo corre mal no reino da Terra e que esta manipulação doentia do horror só pode estar a servir interesses muito mais sinistros do que podemos imaginar. Como disse um jornalista, na altura da morte de JFK, “Só os loucos não acreditam em conspirações”.

Ainda por cima estas coisas metem-se na nossa cabeça. Passamos a encarar tudo como uma possibilidade de desastre. Esta noite quando tentava aceder ao Blogspot, e sistematicamente a coisa não se dava, juro, pensei logo que poderia ter caído uma bomba lá na casinha americana onde os rapazes que administram isto trabalham. Se calhar só faltou a luz…mas e se foi o Mr.Bin (Laden, bem entendido)?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?