<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 25, 2003

HORA DO ANJO - 12 (ainda de madrugada) 

queria de ti um país de bondade e de bruma/queria de ti o mar de uma rosa de espuma - Mário Cesariny

Diário de Imagens “Saudades de Antero”

Conto de Risoleta Pinto Pedro

A ROMÃ ZEN

“Tenho uma amiga que pratica zazen; eu não sei explicar bem o que é, mas sei que entre outras coisas, os praticantes de zazen se sentam em cima de umas almofadas redondas virados para uma parede, vestidos com uns kimonos negros e ficam lá muito tempo a fazer meditação. Ora para ir praticar o zazen esta minha amiga levanta-se muito cedo e depois de andar uns tempos às voltas ao parque de estacionamento lá consegue estacionar o carro e finalmente lá vai ela arrumar-se virada para uma parede, estacionada ao lado de outros praticantes, todos muito arrumadinhos para caberem alinhados lado a lado, como os carros.
Eu tenho em casa uma gata que se chama Romã que também faz zazen, mas ela tem muito menos trabalho que a minha amiga, porque o faz com maior das facilidades e com uma frequência espantosa, sem sair de casa. Várias vezes ao dia e por períodos indeterminados salta agilmente para cima do sofá verde da sala, encavalita-se em cima do braço do mesmo e, quase em desafio à gravidade, e sem kimono nem almofada ali fica a olhar para a parede. Não sei que atracção tem para ela aquela parede, porque é sempre a mesma, naquele sítio, mas creio que o será pela mesma razão a minha amiga também vai sempre ao mesmo centro de zazen, onde tem que levar e estacionar o carro. A minha amiga só pode lá ir uma vez por dia e nem todos os dias pode fazê-lo. A Romã fá-lo sempre que lhe passa pela cabeça. Quando eu me decidir a praticar zazen peço à minha gata que me escolha uma parede acessível e sem necessidade de parque de estacionamento, de preferência com sofá em frente, e com um braço um bocadinho largo para eu poder sentar-me sem cair, porque para ter a agilidade e o equilíbrio dela ainda tenho que praticar muito, quero dizer, saltar muitos muros e correr à frente de muitos cães.”



This page is powered by Blogger. Isn't yours?