<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, setembro 30, 2003

AMALGAMA/ESPAÇO ARCANA/CONVENTO DE S.PAULO

A primeira vez que assisti a um espectáculo da Amalgama - Companhia de Dança de Mafra, foi no Convento de S. Paulo, no Alentejo, em plena serra. Foi um baque. A intensidade do espectáculo era deslumbrante. Talvez a profusão de elementos causasse alguma dispersão, talvez, mas o essêncial não se perdeu. Era um espectáculo no limite, desenhado no risco, na coragem de arriscar sabendo que uma falha deitaria tudo a perder. Essa coragem de dar a vida, a generosidade de não ter reservas na criação artística, é rara actualmente. Se fosse só por isso já valeria a pena.

O rigor performativo da companhia, em todas as áreas em que ela se trabalha - música, dança, teatro, ártes plásticas, video - é tão sólido que não é possível, perante um projecto assim, ficarmos adormecidos. A AMALGAMA têm a capacidade de nos envolver, de nos desafiar, de nos pôr à prova. Milagrosamente, ainda se faz arte em portugal, e é extraordinário como é precisamente fora dos centros, das campanhas de exibição social, do marketing, fora das grandes cidades, que essa vitalidade se cumpre.

Este espaço ARCANA, está prestes a estrear uma produção nova. Dela ainda só conheço a música original que a companhia concebeu para o espectáculo. Se "MUTAÇÕES", tiver a beleza da sonoridade que soube encontar, será um espectáculo muito belo. Espero de que tenham sido limados os excessos da produção anterior através de uma melhor racionalização de recursos - tenho a certeza que sim.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?